O número é o mesmo alcançado em 1963, período considerado de maior seca já registrado
A capital federal completou 163 dias sem chuvas nesta 5ª feira (3.out.2024). O mesmo número foi alcançado em 1963, período considerado de maior seca já registrado no Distrito Federal. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontou uma máxima de 33º C, com umidade de 15% a 60%, nesta 5ª.
Apesar dos registros de chuva em Águas Claras e Ceilândia no último final de semana, o Inmet considera que o Distrito Federal segue na seca. O órgão explica que as chuvas registradas foram pontuais, fora dos pontos de monitoramento.
O inverno de 2024 no Hemisfério Sul teve início às 17h51min (horário de Brasília) do dia 20 de junho e terminou às 09h44min do dia 22 de setembro. A estação, no Distrito Federal, foi marcada pela estiagem. Segundo o Inmet, devido à persistência de massas de ar seco, a umidade relativa do ar caiu em todo o país, o que favoreceu a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.
A temperatura média do inverno em Brasília ficou em 21,2ºC, 0,6ºC acima da média histórica sazonal (20,6ºC). A temperatura mínima foi 14,5ºC, abaixo da média histórica (15,2ºC). A temperatura máxima foi de 28,4ºC, 1,4ºC acima da média histórica (27°C).
A Defesa Civil do DF alerta para os cuidados que a população precisa ter nesse período de seca e baixa umidade do ar. É importante se hidratar, evitando a exposição ao sol, e ter cuidado com crianças e idosos, já que o tempo seco e a baixa umidade do ar podem causar problemas respiratórios, ressecamento da pele, e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Em caso de risco, a orientação é utilizar o canal de emergência do CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Dsitrito Federal) pelo telefone 193.
A Defesa Civil também informa que está monitorando as condições climáticas da capital e, quando observados índices inferiores a 30%, persistentes por dois dias contínuos, a instituição emite alertas por SMS à população. Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio enviando o CEP para o número 40199.