Durante a pandemia da Covid-19, o agro não pode parar, assim como o atendimento técnico aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. Para que os resultados no campo não sejam prejudicados e que os trabalhos continuem evoluindo, a ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), do Senar/MS, inovou a maneira de prestar esse serviço: orientações e recomendações, agora, são feitas virtualmente. Esse é o tema da série “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“O Senar/MS se reestruturou para não deixar de atender os produtores e para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito presencialmente. Houve uma reorganização para o agronegócio não parar”, relata Nathalia Anache, técnica do programa de Bovinocultura de Corte.

Com o uso da tecnologia, toda a assistência técnica passou a ser virtual, por meio de telefone, videochamadas, WhatsApp, e e-mails, o que foi essencial para preservar os objetivos já alcançados e avançar com as metas propostas para cada propriedade. “A ideia é continuar o projeto iniciado no campo, dando o suporte que o produtor precisa nesse período. Se a gente não tivesse continuado, mesmo à distância, iria causar um grande prejuízo em toda estratégia que traçamos para o ano. Para o próprio produtor foi positivo também, pois ele para que ele não ficasse desamparado nesse momento complicado”, comenta.

A resposta dos produtores atendidos também foi positiva. “Eles se sentiram apoiados. Continuamos dando assistência técnica mesmo de longe, utilizando as tecnologias. Os produtores têm conseguido atender as recomendações, repassam os principais problemas encontrados na propriedade e tentamos solucionar juntos”, afirma a técnica.

Com esse apoio continuado, Nathalia acredita que a transformação na propriedade, de forma geral, também seja preservada. “O apoio do Senar vai continuar transformando o sistema e a maneira como eles produzem, trazendo impactos positivos ao longo do ano”, finaliza.

Fonte: Dourados News