Carinhosamente apelidados de “monstros do rio”, peixes que habitam as águas da região se destacam por tamanhos acima da média
Mais uma máquina do Rio Dourados“. É assim que o grupo Pescadores MS define um gigante pintado de 1,64 metros de comprimento encontrado nos últimos dias nas águas do município de Fátima do Sul (MS), localizado a 239 quilômetros da Capital Campo Grande.
Mas, apesar de surpreendente, o registro do achado deste pintado e de outro da mesma espécie, no mesmo dia, com 1,62 metros de comprimento, são fichinha perto de outros exemplares encontrados no famigerado Rio Dourados, que se tornou uma espécie de celeiro desses animais acima da média.
A recorrência das capturas gigantescas, inclusive, já virou rotina para os pescadores do grupo, que acumulam recordes atrás de recordes na prática da pesca esportiva na região de Fátima do Sul.
Contudo, embora os encontros tenham se tornado frequentes, os pescadores esportivos e guias que atuam na região não param de se impressionar. Toda vez que um novo “monstro do rio”, como eles chamam, fisga o anzol, a adrenalina toma conta e, quando o tamanho imenso é confirmado, os olhos brilham mais uma vez.
Peixes maiores que muita gente moram no Rio Dourados
Poucas semanas antes das mais recentes capturas acima, inclusive, o grupo bateu um novo recorde ao encontrar o maior pintado do Brasil, conforme medição da BGFA Recordes. O peixe recordista que vive nas águas sul-mato-grossenses mede 1,76 metros de comprimento da cabeça até a ponta do rabo e é maior do que muita gente. Mas seguindo os critérios da BGFA, o exemplar foi catalogado com 1,59 m.
“Isso aqui é Mato Grosso do Sul! Quebramos o novo Record Brasileiro e o peixe é do Rio Dourados, em Fátima do Sul. Ele foi devidamente medido e logo em seguida solto pra natureza, onde é o seu lugar”, esclareceu o grupo ao parabenizar o guia Romário Canhete pela captura.
Veja:
Além destes, outros achados nos últimos dias também chamam atenção. Entre eles, um Jaú considerado “pré-histórico” está na lista de peixes imensos das águas do Rio Dourados. “Imagina a briga que foi pra tirar esse monstro da água”, afirmam os pescadores. Veja:
Há ainda destaque para outro pintado gigante, de 1,72 metros, que também fez o grupo vibrar. Confira: