A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) registrou 918 novas empresas durante o mês de novembro em todo o estado. Com esse aumento, o total de aberturas empresariais no ano atinge 10.444, superando os 10.117 registrados no ano anterior, ainda sem considerar os registros de dezembro que estão por vir.
O setor de Serviços manteve sua liderança com 647 novas empresas cadastradas em novembro, seguido pelo Comércio, com 240 registros, e pela Indústria, que contabilizou 31 novas empresas. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um crescimento de 12,5%, quando foram registradas 816 novas empresas. Em relação a outubro, que teve 912 registros, o número de novas aberturas manteve-se praticamente estável, apresentando um ligeiro aumento de 0,65%.
No acumulado do ano, o setor de Serviços também se destaca, totalizando 7.413 novas empresas, seguido pelo Comércio com 2.629 registros e pela Indústria com 402 novas empresas. A classificação das empresas por CNAEs (Classificação Nacional por Atividades Econômicas) em novembro revelou as principais atividades: Holdings de Instituições Não-Financeiras (40), Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (33), Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (27), Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional (23) e Criação de Bovinos para Corte (20).
Geograficamente, a concentração de novas empresas permaneceu nas principais cidades do estado. Campo Grande liderou com 416 registros, seguida de Dourados com 90, Três Lagoas com 33, Naviraí e Ponta Porã com 25 cada, Corumbá com 24 e Nova Andradina com 20 novas empresas. Esse padrão reflete a dinâmica econômica das maiores urbanizações de Mato Grosso do Sul, que continuam a atrair novos empreendimentos e investimentos.
No acumulado do ano a lógica se repete, conforme mostra o quadro abaixo: