Executivos irão deliberar sobre nome da Novonor, antiga Odebrecht, para presidente do conselho e da Petrobras

A Braskem convocou para 3 de fevereiro de 2025 a assembleia em que a indicação de um novo integrante para o Conselho de Administração da empresa e a eleição do presidente do colegiado serão discutidas.

Os acionistas votarão a nomeação de Luiz Eduardo Valente Moreira, indicado pela Petrobras, para ocupar uma vaga efetiva no conselho até 2026. Contudo, o conselho alega que Moreira não se enquadra nos critérios de independência estabelecidos na política da companhia.

Também será discutida a eleição de Héctor Nuñez como novo presidente do conselho, em substituição a José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, que continuará no colegiado. Nuñez é atualmente diretor-presidente da Novonor, antiga Odebrecht.

Em dezembro, a Braskem já havia promovido a substituição do seu diretor-presidente.

SAIBA QUEM SÃO

Luiz Eduardo Valente Moreira é formado em engenharia química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e começou a carreira na Petrobras assim que se formou, em 1980.

É graduado em engenharia de processamento de petróleo pela UFRJ e tem MBA Executivo pelo COPPEAD (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) da instituição.

Durante 44 anos no Sistema Petrobras, ocupou diversas funções gerenciais.

Já Héctor Núñez tem formação internacional em administração, com MBA pela Florida Internacional University e passagens pelo The Wharton School (University of Pennsylvania) e Tuck School of Business at Dartmouth.

Veio ao Brasil em 1993 como diretor da Hertz, locadora de automóveis. Antes de assumir o cargo de diretor-presidente na Novonor, em março de 2021, atuou como executivo ou conselheiro de companhias como Coca-Cola, Walmart e RiHappy.

Está no conselho da Braskem desde 2024.