José María Álvarez-Pallete deixa o cargo de presidente executivo e é substituído por Marc Murtra; empresa é controladora da Telefônica Vivo

A Telefónica anunciou no sábado (18.jan.2025) mudanças no comando global da companhia. Em comunicado (íntegra, em inglês  – PDF – 90 kB), disse que José María Álvarez-Pallete deixa o cargo de presidente executivo. Em seu lugar, assume Marc Thomas Murtra Millar, que foi contratado especialmente para a função. A empresa é controladora da Telefônica Vivo no Brasil.

Conforme o comunicado, a troca reflete “a nova estrutura acionária da Telefónica” e o “fato de que alguns de seus acionistas relevantes expressaram a conveniência de iniciar uma nova fase na presidência executiva”.

O conselho de administração expressou, por unanimidade, seu mais profundo agradecimento ao Sr. José María Álvarez-Pallete pelos anos de trabalho e colaboração com o Grupo Telefónica e, especialmente, pelos muitos serviços prestados, pelo seu extraordinário esforço, dedicação e contribuição ao longo de sua longa carreira profissional no grupo”, diz o texto. 

Marc Murtra é engenheiro industrial pela Universidade Politécnica da Catalunha. Ele possui um MBA pela Leonard School of Business da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. 

Até agora, era o presidente executivo do conselho de administração da Indra.

Ele iniciou sua carreira na indústria nuclear, na British Nuclear Fuels Ltd no Reino Unido. Depois, trabalhou para a consultoria DiamondCluster, onde prestou serviços para grandes empresas tecnológicas. 

De acordo com o comunicado da Telefónica, Murtra “assumiu responsabilidades públicas por vários anos”, especializando-se em estratégia digital, transformação digital e parcerias público-privadas. Foi, por exemplo, chefe de gabinete do ministro da Indústria, Turismo e Comércio do Governo da Espanha. 

Murtra é professor adjunto de gestão financeira e economia financeira, além de lecionar o Master of Science em finanças e bancos na Universidade Pompeu Fabra, na Espanha.