Dourados apresenta disparidade na quantidade de casos de internações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto em julho de 2019 foram apenas 19 casos registrados, em 2020 já são 511, conforme dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde). 

Apesar da alta na quantidade de notificação destas doenças na cidade, Dourados não registrou óbitos atribuídos as síndromes respiratórias de influenza tipo “A” e tipo “B”. A SRAG fez vítimas em Mato Grosso do Sul nas cidades de Campo Grande, com cinco, Corumbá com duas mortes e uma em Ponta Porã. 

Em todo Estado, até o dia 17 de julho de 2019, haviam sido registrados 1.106 casos de SRAG, enquanto no boletim epidemiológico do dia 17 de julho de 2020 Mato Grosso do Sul aparecem 4.468 casos registrados. Como noticiado pelo Dourados News nesta terça-feira (21), o Estado superou alta de 500 novas internações por síndrome respiratória em uma semana.  

No boletim epidemiológico, a SES disponibiliza algumas sugestões de ações com o objetivo de diminuir a circulação dos vírus da gripe, como higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar. 

Além disso, os epidemiologistas sugerem que evitem tocar mucosas de olhos, nariz e boca; que não partilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evite aperto de mãos, abraços e beijo social; reduza contatos sociais desnecessários; evite visitas a hospitais; mantenha os ambientes ventilados.

Fonte: Dourados News