Seguindo tendência do cenário nacional, as vendas no setor de varejo em Mato Grosso do Sul tiveram leve recuo em novembro de 2020 na comparação com o mês anterior.
A queda de -0,8% foi revelada em edição mais recente PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta sexta-feira (15).
Apesar da baixa em relação ao mês de outubro, a pesquisa aponta crescimento 6,8% nas vendas no varejo em comparação com novembro de 2019.
Na acareação de desempenho com os demais estados da federação, Mato Grosso do Sul ocupa a 20ª posição.
Dos 27 estados, 14 tiveram crescimento no volume de vendas do comércio varejista na passagem de outubro para novembro. Entre os maiores destaques estão Acre (7,8%), Rondônia (7,2%) e
Rio de Janeiro (4,2%).
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista em todo país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas.
NACIONAL
Após seis meses consecutivos de crescimento com ganhos acumulados de 32,2%, o volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de outubro para novembro de 2020 ficou estável, com variação de -0,1%.
No confronto com igual mês do ano anterior, também houve perda de ritmo, com o varejo crescendo 3,4% em novembro de 2020, menos que a alta de 8,4% em outubro. Apesar da desaceleração, o setor se encontra 7,3% acima do patamar pré-pandemia.
Fonte: Dourados News