O atleta em questão era o atacante Lucas Braga, do Santos
Durante o jogo do Santos contra o Grêmio na noite desta quarta-feira (3/2), Haroldo de Souza, um narrador da Rádio Grenal, do Rio Grande do Sul, se referiu a um jogador negro como “crioulinho”. O atleta em questão era o atacante Lucas Braga, do Santos.
Souza conversava com um repórter no campo quando questionou “Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?”. O jogo fazia parte do Campeonato Brasileiro (34ª rodada), na Arena Grêmio.
Após o repórter ter situado o narrador sobre o nome do atleta, Souza completou: “Ah, o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né? Moreno, cidadão de cor, numa boa”.
Em nota, o Santos criticou o comentário. Leia na íntegra:
“O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.
Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização.
O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.
É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.
Basta de tolerância com racismo! Basta!“
Pelas redes sociais, a MMC Sports, empresa que cuida da carreira de Braga, também se posicionou. Leia na íntegra:
“A MMC repudia veementemente a maneira com a qual seu atleta, Lucas Braga, foi referido em transmissao oficial da Radio Grenal no jogo entre Santos e Gremio nesta quarta-feira.
Nos sentimos enojados de ter de responder a uma situacao como essa, inexplicavel em todos os sentidos. Acreditamos ser um extremo absurdo a forma com a qual o locutor Haroldo de Souza se referiu ao atleta, proferindo pronomes racistas e o fazendo com naturalidade.
A MMC reafirma que estara ao lado de seu atleta, prestando todo o apoio necessario, e endossando qualquer acao que Lucas Braga queira tomar nesse momento.
E, mais uma vez, repudiamos a atitude e reforcamos que atos racistas nao devem ser tolerados por ninguem, e que nao basta o repudio e o nojo a atos desse tipo, temos de tomar uma posicao antirascista contra todos os atos dessa forma e genero.
Estamos contigo, Lucas Braga“
Pelo Facebook, o perfil da Rádio Grenal publicou uma nota de esclarecimento por volta das 0h desta quinta-feira (4/2). Leia na íntegra:
Fonte: Correio Braziliense