Com a vacinação da população com 42 anos ou mais, Campo Grande ocupa a sétima posição no ranking da vacinação contra o coronavírus no país. A Capital divide espaço com a cidade de São Paulo, que aplica a vacina na população da mesma faixa etária. A cidade mais avançada na campanha de imunização é São Luís, no Maranhão, que fez uma nova chamada para vacinar adultos a partir de 34 anos.
O levantamento foi feito pelo Jornal Midiamax de acordo com informações divulgadas pelas prefeituras das capitais. O ranking leva em conta o avanço da vacinação com relação à faixa etária da população que está sendo imunizada.
Nesta quinta-feira (30), Campo Grande vacina a população acima de 42 anos e adolescentes com comorbidades. A imunização é considerada avançada na Capital, 41,14% já recebeu ao menos a primeira dose conforme dados do portal Mais Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Mato Grosso do Sul lidera o ranking da vacinação no país: 40,79% da população já recebeu pelo menos a primeira dose, conforme informações do Consórcio de Imprensa.
De acordo com o levantamento, Rio Branco (AC) também é uma das capitais mais avançadas na campanha de vacinação contra o coronavírus e vacina a população acima de 34 anos. Fortaleza (CE) vacina adultos de 35 anos ou mais, enquanto Belém (PA) vacina adultos de 37 anos ou mais.
Em seguida, Boa Vista (RR) e Aracaju (SE) ocupam a quarta posição, com a imunização de adultos a partir de 38 anos. Porto Velho (RO), Recife (PE) e João Pessoa (PB) vacinam pessoas a partir dos 40 anos. Maceió (AL) vacina a partir dos 41 anos, enquanto Campo Grande e São Paulo (SP) vacinam a população a partir dos 42 anos.
Contudo, para avaliar a imunidade da população contra o coronavírus, não é possível considerar somente uma dose. Para que o indivíduo tenha a proteção completa do imunizante, é preciso tomar a segunda dose. As vacinas contra a Covid-19 garantem proteção porque previnem a doença, especialmente nas formas graves, reduzindo as chances de morte e internações.
Embora não impeçam o contágio e nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações.
Fonte: midiamax