Henrique Arakaki / Midiamax

O início da época mais seca do ano já começou e Mato Grosso do Sul é um dos estados do país que mais sofre com o tempo seco. Na terça-feira (6), por exemplo, das 10 cidades com a umidade relativa do ar mais baixa do país, 4 estão em MS.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Cassilândia e Corumbá tiveram a 2ª umidade do ar mais baixa de todo o Brasil na data, com mínimas de 15%, atrás apenas de Tramandai, no Rio Grande do Sul com 13%. Coxim e Ribas do Rio Pardo apresentaram 17%. Campo Grande, Costa Rica e Água Clara tiveram 18%.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), níveis abaixo de 30% são considerados preocupantes e podem causar uma série de complicações que vão de dermatite a crises respiratórias. O ideal é que esse valor varie entre 50% e 80%.

Os sintomas mais comuns que atingem a população brasileira são viroses, alergias – como a dermatite, inflamações por bactérias, rinites (inflamação da mucosa do nariz que atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo a OMS), sinusite (nos seios da face) e asma.

Corrida por umidificadores

Os aparelhos umidificadores ajudam a elevar a quantidade de vapor de água no ar e amenizam os efeitos do tempo seco. Por isso, as farmácias já prepararam estoque desses aparelhos.

Gerente de um estabelecimento em Campo Grande disse que a farmácia já estava preparada para essa época do ano. “Com estoque maior, estamos percebendo que as vendas aumentaram nesses últimos dias”, avaliou.

Cuidados

Para evitar os problemas de saúde citados acima, o ideal é tomar alguns cuidados. Os principais são:

  1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
  2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
  3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
  4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
  5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
  6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.
  7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa.

Fonte: midiamax