A SpaceX celebrou a entrega do centésimo motor Raptor, montado pela empresa dentro de sua estrutura de fábrica em Hawthorne, região sudoeste da Califórnia. A companhia compartilhou foto com a equipe e o motor em seu perfil oficial no Twitter, com a legenda apenas ressaltando a conquista.
A empresa de Elon Musk começou a desenvolver os motores de propulsão Raptor em 2012, aprimorando o modelo principal desde então e, hoje, ele já até conta com duas versões: uma com uma saída superior estendida, a fim de gerar mais impulso em ambientes de vácuo (Raptor Vacuum, ou simplesmente “RVac”) e outra com abertura mais tradicional, para propulsão terrestre (Raptor 2).
Em ambos os casos, os propulsores Raptor são acoplados à nave espacial Starship e ao foguete Falcon Super Heavy, no intuito de gerar aceleração durante o lançamento das embarcações em direção ao espaço.
Em aproximadamente 15 meses após seus testes iniciais, três motores Raptor colaboraram para o sucesso do lançamento da Starship SN8, com um deles atingindo sólida queima durante quatro minutos até o seu apogeu. Entretanto, os Raptors só teriam a consagração completa após ajudarem no pouso da Starship SN15 – justamente o ponto onde o protótipo SN8 havia falhado.
Desde o sucesso da SN15 em maio deste ano, a SpaceX já produziu cerca de 35 novos motores Raptor como parte de seu próprio programa de aceleração na entrega de componentes de voo. O intuito é assegurar volume de peças em estoque para servir aos dois voos orbitais de teste da Starship – em ambos os casos, a embarcação precisará de 35 motores acoplados.
A conquista da SpaceX na entrega do centésimo motor Raptor é bastante notável, considerando o pouco tempo de existência da linha. Atualmente, a única rival da marca é a BE-4, da Blue Origin, que traz configurações similares, ainda que um pouquinho menos poder de aceleração.
Fonte: Olhar Digital