Um levantamento do Setor da Imunização da Prefeitura de Dourados constatou que mais de 8.400 pessoas com 18 anos ou mais ainda não tomaram a Dose 1 da vacina contra a Covid-19, mesmo a vacina estando disponível para a população nesta faixa etária há bastante tempo.
“É muito importante que todos, que já podem vacinar, procurem tomar a Dose 1. Somente com a imunização em massa poderemos vencer esse momento e retomar definitivamente as atividades em nossa cidade. E todo mundo quer a volta do ‘normal’, por isso essa parcela da população precisa fazer a busca da vacina”, afirma o coordenador da Imunização, Edvan Marcelo Marques.
Ainda de acordo com a pesquisa, falta apenas 4,9% da população douradense com mais de 18 anos para atingirmos 100% da imunização com Dose 1 no município e, consequentemente, com o avanço da vacinação, a diminuição dos casos graves da doença.
“O ideal é atingirmos 100% da população vacinada para que possamos evitar novas variantes da Covid-19. Queremos mais uma vez convocar a população com 18 anos ou mais a virem tomar a vacina, independente de laboratório, porque hoje sabemos que a doença é muito perigosa e todas as vacinas tem eficácia comprovada em prevenir a Covid-19”, ressalta.
Pessoas vacinadas
No início do mês de agosto, o Decreto Municipal N° 565 autorizou a abertura das saunas em Dourados, mas desde que observadas as regras determinadas. Só é permitido acesso e uso das saunas às pessoas vacinadas para Covid-19 com duas doses, dose única, ou ainda, com uma dose, se aplicada há mais de vinte dias, cabendo ao estabelecimento efetuar o rígido controle do acesso por meio da conferência da carteira de vacinação.
E a exemplo do que hoje acontece para que as pessoas possam frequentar as saunas em Dourados, alguns municípios Brasil a fora estão adotando ou exigindo a vacinação para frequentar estabelecimentos comerciais. São Paulo é uma das capitais brasileiras que já começou a exigir comprovante de vacinação contra Covid para entrada em eventos, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos.
Fonte: Dourados Agora