Ajuda foi anunciada pelos presidentes dos EUA e da Comissão Europeia – Foto: EPA

Os Estados Unidos e a União Europeia anunciaram nesta quinta-feira (24) que vão fornecer um total de mais de 1,5 bilhão de euros em assistência humanitária à Ucrânia.

A ajuda foi revelada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo chefe de Estado americano, Joe Biden, em uma declaração conjunta, à margem da cúpula da UE.

“Continuaremos a mobilizar e coordenar ajuda humanitária significativa para apoiar as pessoas na Ucrânia, aquelas que foram forçadas a fugir e aquelas que foram afetadas pelo severo impacto que a guerra russa está causando em todo o mundo”, afirmou a nota.

De acordo com o comunicado, a quantia inclui mais de US$1 bilhão em assistência humanitária do governo americano e outros 550 milhões de euros do bloco.

Além disso, Biden e von der Leyen declararam que os EUA e a UE estão “apoiando o trabalho de especialistas em documentação de crimes de guerra que estão coletando provas no território ucraniano”.

Mais cedo o Alto Representante para a Política Externa, Josep Borrell, já havia anunciado que a União Europeia destinou “um bilhão de euros” para que as armas sejam entregues à Ucrânia, e agora o que deve ser feito é colocá-las no campo para aqueles que devem usá-las”.

“As pessoas não lutam com notas, você tem que transformar esse dinheiro em armas operacionais”, acrescentou Borrell.

Da AnsaFlash