Os quatros tripulantes da missão Crew-3 retornaram à Terra na madrugada desta sexta-feira (6) após uma estadia de quase seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS). A equipe era formada por três astronautas da Nasa e um colega da Agência Espacial Europeia (ESA).
A cápsula Crew Dragon, chamada de Endurance, desceu de paraquedas no Golfo do México às 1h43 no horário de Brasília depois de um voo de mais de 23h. O desembarque, na costa de Tampa, Flórida, sinalizou o fim da terceira missão de longa duração lançada pela Space-X, 176 dias após o início.
“Obrigado por nos deixar levar a Endurance em sua viagem de retorno. Estou ansioso para assistir a muitos outros voos da Endurance no futuro. Foi um ótimo passeio”, Chari falou por rádio para o controle da missão da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, momentos depois de aterrissar.
Uma frota de embarcações da SpaceX estava pronta para encontrar a cápsula e trazê-la e a tripulação a bordo do “Shannon”, um navio de recuperação com o nome do astronauta da Crew-1 Shannon Walker.
De lá, após os exames médicos iniciais, Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron e Matthias Maurer (ESA) seriam levados de helicóptero de volta à costa antes de retornar ao Centro Espacial Johnson em Houston.
Assista ao retorno da missão Crew-3:
O que Crew-3 fez no espaço?
A equipe da Crew-3 começou sua jornada rumo à estação espacial ISS em 10 de novembro de 2021. Ela ajudou a realizar centenas de experimentos científicos, incluindo a testagem de novos métodos para cultivar algodão que seja resistente à seca e também imprimir bandagens feitas de células da pele.
O alemão Maurer também realizou a missão “Cosmic Kiss” da ESA. Trata-se de um conjunto de 35 experimentos que vão da saúde humana à ciência dos materiais, com o objetivo de melhorar a vida na Terra e o futuro da exploração espacial.
“A Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Alemã prepararam grande parte do complemento científico que consegui executar aqui”, disse Maurer antes de deixar a estação espacial. “É o fim da missão de seis meses, mas acho que o sonho espacial continua vivo.”
Todos os quatro astronautas da Crew-3 realizaram caminhadas espaciais para atender a estação espacial e prepará-la para a adição de painéis solares atualizados.
“Tem sido uma experiência espetacular”, disse Barron. “Tivemos muita sorte de ver toda a gama de operações operacionais e científicas aqui, e mal posso esperar para contribuir com todas as coisas incríveis que a Nasa está fazendo ao lado de nossos parceiros internacionais com o retorno à lua como parte de Artemis.”
Como fica a Estação Espacial?
Com o retorno da tripulação da Crew-3, a estação espacial abriga agora a tripulação 67 composta por sete profissionais:
- Os astronautas da Nasa: Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins
- Os cosmonautas da Roscosmos: Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov
- A astronauta da ESA: Samantha Cristoforetti
“Quase seis meses atrás, viemos aqui na Endurance, a viagem inaugural de uma cápsula SpaceX, e foi um ótimo passeio e estamos ansiosos para voltar à Terra e ver amigos e familiares”, disse Chari durante uma breve cerimônia de despedida realizada na estação espacial na quarta-feira. “É emocionante com a [tripulação da] Crew-4 aqui, mas também um pouco agridoce saber que eles estão aqui significa que é hora de passarmos a tocha e voltarmos para a Terra.”
Durante o mesmo evento, Marshburn passou o comando da Expedição 67 para Artemyev.
“Oleg, você é um cosmonauta muito forte e experiente. Sei que deixaremos a estação espacial em boas mãos com você”, disse Marshburn.
Próximos passos para Space-X e Nasa
A volta da Crew-3 conclui a programação de voos tripulados da Space-X programados para o primeiro semestre de 2022. Em abril, tivemos o lançamento da Ax-1 (primeira missão privada à estação espacial) e da Crew-4. Os próximos astronautas a lançar ou pousar em um veículo SpaceX não estão programados até setembro.
A volta de Barron e Chari, membros da Crew-3, significa o avanço do programa Artemis. Eles integram a equipe da Nasa, junto com outros 16 astronautas, para ajudar a preparar o retorno dos Estados Unidos à Lua. A experiência que eles ganharam a bordo da estação espacial destina-se a prepará-los para futuras missões de voo, incluindo possivelmente missões na superfície lunar.
Via: CollectSpace
Fonte: Olhar Digital