A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou a indicação do general de Exército Lourival Carvalho Silva, 63 anos, para ministro do STM (Superior Tribunal Militar). Ele já foi comandante do CMO (Comando Militar do Oeste), em Mato Grosso do Sul.
O nome dele foi aprovado nesta quarta-feira (11), com 19 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, a matéria segue para o Plenário do Senado.
Lourival deverá assumir a vaga de Luis Carlos Gomes Mattos, atual ministro do STM. O ex-comandante é bacharel em ciências militares pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).
Atualmente é chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército e durante a sabatina destacou a experiência adquirida nos diversos postos do Exército. “Esta missão é bastante facilitada pelas experiências acumuladas em quase cinco décadas de dedicação ao Exército e ao Brasil”, disse.
Ex-comandante
Quando comandava o CMO em MS, Lourival leu um texto de Fernando Azevedo e Silva, que era o ministro da Defesa. O discurso defendia o golpe de 1964 como um “clamor da população” por estabilidade.