Milhares de pessoas foram afetadas pelos terremotos na Turquia, Cruz vermelha atuando para ajudar os atingidos (Foto: Red Crescent Turkiye)

A China ofereceu ajuda em dinheiro, fornecerá material de resgate e ajuda alimentar

Rádio Internacional da China – O governo chinês acionou na primeira hora seu mecanismo de ajuda humanitária emergencial e fornecerá auxílio à Turquia e à Síria, afirmou nesta terça-feira (7) o vice-diretor da Agência de Desenvolvimento e Cooperação Internacional da China, Deng Boqing.

Dois terremotos, ambos de magnitude 7,8, ocorreram nesta segunda-feira (6) na Turquia, deixando um grande número de mortos e feridos no país e na Síria, além de causar prejuízos materiais. 

Segundo Deng Boqing, a China oferecerá, primeiro, um auxílio emergencial de 40 milhões de yuans, incluindo o envio de equipes de resgate urbano pesado e equipes médicas, bem como materiais de socorro. O país oriental também fornecerá materiais de resgate à Síria e acelerará o projeto de ajuda alimentar que está sendo implementado na nação. 

O vice-diretor afirmou ainda que diversos círculos sociais da China estão oferecendo assistência à Turquia e à Síria. O Comitê Chinês da Cruz Vermelha já disponibilizou US$ 200 mil a ambos os países. Os imigrantes chineses nas duas nações estão angariando materiais de resgate, como tendas e cobertores. Além disso, a primeira força de resgate social da China chegou na manhã desta terça-feira às zonas afetadas para realizar o trabalho de socorro.