O estado de saúde das pessoas diagnosticadas com o coronavírus (Covid-19) em Dourados será divulgado em novo modelo de Boletim Informativo local. Atualmente, apenas informações quantitativas sobre os pacientes com a doença estão sendo disponibilizadas.
O novo sistema passará a ser utilizado no monitoramento das pessoas infectadas a partir da próxima semana e deve facilitar o acesso aos detalhes sobre os casos. Serão inseridas informações como o local onde o paciente se encontra, se está em hospital ou isolamento domiciliar, por exemplo.
Como explica Emerson Eduardo Correa, do Núcleo de Vigilância em Saúde de Dourados, o intuito é usar a mesma sistemática adotada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).
“Vamos informando como está a situação diária do paciente diagnosticado com o coronavírus. Se ele está evoluindo para cura, se está ainda em quarentena, se saiu do hospital e foi para casa ou se está em isolamento”, disse o farmacêutico durante transmissão ao vivo em redes sociais.
O Boletim Epidemiológico da SES que será usado como referência disponibiliza informações como a quantidade de casos confirmados de coronavírus em todo Mato Grosso do Sul, os municípios onde as pessoas foram notificadas com a doença, sexo, data em que aconteceu a notificação, local de deslocamento ou contato, além da situação de saúde de momento do paciente.
A preocupação de Emerson e de todo o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Dourados é com o acúmulo de casos monitorados aguardado para os próximos dias. “Pode ser que a gente chegue a ter 20 ou 30 casos positivos e não vai ser como fazer relato do caso de cada um deles”, justifica.
Até esta sexta-feira (03), a SES confirmou mais dois casos de coronavírus em Dourados, chegando ao total de seis pessoas com a doença.
Em Mato Grosso do Sul, os números subiram para 60 resultados positivos, com 43 casos ainda em investigação.
O Estado tem 648 notificações, sendo que 533 já foram descartadas e 12 excluídas.
Uma pessoa da cidade de Batayporã morreu em Dourados no dia 31 de março, o que representa o único óbito registrado no Estado.
Fonte: Dourados News