De acordo com o boletim epidemiológico divulgado neste sábado (04) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Dourados tem seis casos positivos de coronavírus, sendo que três desses permanecem internados e os outros estão em isolamento domiciliar. Ainda há um caso em investigação no município.

Diante desse cenário, o  porta voz do Comitê de Gerenciamento de crise do coronavirus, o médico Frederico Oliveira Weissinger, relatou em uma coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais da prefeitura municipal de Dourados, que o Hospital da Vida deverá passar por uma reestruturação para atender os pacientes nesse período com o intuito de evitar a propagação do vírus.

“Estamos estudando uma possível divisão do hospital em duas partes, uma para pacientes confirmados com Covid-19 e a outra para atender a situações de trauma e demais patologias, que não estejam relacionadas com o coronavírus”, explica o médico.

Estrutura para atendimento em Dourados

Nesta sexta-feira (03), o Comitê de Gerenciamento de Crise instituído pela prefeita Délia Razuk (PTB) informou que Dourados dispõe de 80 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 76 ventiladores mecânicos em hospitais públicos e privados.

No detalhamento apresentado pelo médico, o Hospital da Vida Intensive Care tem 20 leitos de UTI e 20 ventiladores, o HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) tem 14 e 14, o Hospital Evangélico tem 10 e 12. Todos esses pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Já pelo sistema privado de saúde, o Hospital Evangélico dispõe de 7 leitos de UTI e 7 ventiladores mecânicos, o Hospital Santa Rita 10 e 7, o Hospital do Coração 10 e 7 e a Cassems 9 e 9.

Fonte: Dourados News