Em evento ao lado de Lira, o deputado afirma que constrói candidatura com apoio da “extrema-direita à extrema-esquerda”

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) disse nesta 2ª feira (21.out.2024) ter “confiança” de que a bancada do PT o apoiará na eleição para assumir a presidência da Câmara em 2025. 

“Nós temos a certeza de que os maiores partidos são muito importantes nessa construção. O PT, depois do PL, é o maior partido da Casa, então tem uma importância muito grande nessa construção nossa e temos confiança de que o PT caminhará conosco”, disse o deputado a jornalistas antes da abertura da 24ª edição da Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol. 

O evento, realizado no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, seguirá até 3ª feira (22.out).

Na última 3ª (15.out), o líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG), sinalizou que o partido poderia apoiar o candidato de maior “convergência” na Câmara. Segundo o petista, esse nome seria o de Motta. 

Odair afirmou, porém, que a bancada só deve definir o deputado que apoiará de fato após o 2º turno das eleições municipais, marcado para 27 de outubro. 

Motta afirmou nesta 2ª feira que tem “confiança” de que construirá uma candidatura que una “extrema-direita” e “extrema-esquerda”.

“O nosso diálogo tem sido constante e temos confiança que construiremos essa candidatura de consenso, da extrema-direita à extrema-esquerda, para que tenhamos a Casa funcionando bem, os partidos respeitados e que cada um possa defender a pauta que entende ser importante para o país”, disse o deputado alagoano.

ELOGIOS A LIRA

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também estava presente no evento. 

É a 1ª vez que Lira e Motta participam de um evento público desde que o deputado alagoano declarou apoio à sua sucessão. 

Em 11 de setembro, os 2 participaram de um almoço reservado com líderes partidários em um restaurante de Brasília. No entanto, o deputado alagoano não fez declarações públicas sobre o encontro. O anúncio do apoio de Lira a Motta foi feito pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), na rede social Bluesky, ainda em setembro. 

Motta elogiou o presidente da Câmara em entrevista à imprensa e afirmou que Lira deixará uma “herança positiva” ao deixar a cadeira. As eleições para a presidência da Casa estão previstas para fevereiro de 2025.

“Ele [Lira] conduz a Casa com muita firmeza, com diálogo com os partidos. Os partidos são respeitados, os líderes têm vez e voz, e acho que essa é uma herança positiva que o presidente Arthur, melhor dizendo, deixa para o próximo presidente”, declarou Motta a jornalistas.

Até a metade de agosto, Elmar Nascimento era o favorito de Lira para assumir a presidência da Câmara em 2025 e, assim, manter sua influência política.

Lira negou aos jornalistas, nesta 2ª feira, ter afirmado que Elmar seria seu candidato. Sinalizou que oficializaria um nome depois do 2º turno das eleições. 

“Eu vou falar e me pronunciar no momento adequado. Todos especularam, há mais de 1 ano, toda a imprensa, que meu candidato era Elmar Nascimento, que é meu amigo pessoal. Eu nunca falei nem para você, nem para imprensa nenhuma, nem para deputado nenhum, qual era o candidato. Porque, de novo, eu tenho todos na mais alta conta, todos têm condição de representar o parlamento”, disse Lira.