Gleisi Hoffmann (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Presidente do PT assinou a proposta que acaba com a jornada de seis dias de trabalho e um de descanso

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), foi às redes sociais nesta terça-feira (12) expressar seu apoio e do partido à proposta que acaba com a jornada de trabalho 6×1, destacando que os trabalhadores devem ter seus direitos respeitados. 

Citando uma proposta de 2019 do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), Gleisi afirmou que assinou a nova proposta em circulação na Câmara. A extinção da jornada 6×1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érika Hilton (Psol-SP) na Casa. 

“A classe trabalhadora merece respeito e condições de trabalho mais justas e dignas, porque a escala 6×1 tira o direito ao lazer e entretenimento, do tempo com a família, do autocuidado e até dos estudos. O PT é contra a exploração do trabalhador e da trabalhadora. Somos contra a proposta da extrema-direita de exploração”, disse Gleisi em vídeo postado na plataforma social X. 

Pelo texto da Constituição e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, sendo facultada a compensão de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. (Com informações da Agência Brasil).