(Foto: Ag. Brasil)

Nomes indicados passarão por sabatina dos senadores

O presidente Lula (PT) nesta segunda-feira (16) a indicação de 17 nomes para cargos de direção em nove agências reguladoras. A relação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e agora segue para apreciação do Senado, onde os indicados passarão por sabatinas obrigatórias.

Entre os destaques está Artur Watt Neto, procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e especialista em Direito do Petróleo, que foi indicado para diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Pietro Sampaio Mendes, também foi indicado para a diretoria do órgão.

Na área da saúde, Leandro Pinheiro Safatle, do Ministério da Saúde, foi escolhido para o cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para outras posições na diretoria, foram indicados Daniela Marreco Cerqueira e Diogo Penha Soares.

Reestruturação estratégica – A reorganização também incluiu mudanças na Agência Nacional de Mineração (ANM), onde José Fernando de Mendonça Gomes Júnior foi nomeado diretor-geral. Na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio foi confirmado para o comando. Wadih Nemer Damous Filho, atual chefe da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), foi apontado como diretor-geral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Já para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foram selecionados Larissa de Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva. Na recém-criada Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Alessandro Facure Neves de Salles Soares foi indicado para diretor-presidente, ao lado de Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias.

Alterações na Anac – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou trocas de última hora. Lula retirou a indicação do atual substituto Tiago Sousa Pereira para o cargo de diretor-presidente e escolheu Tiago Chagas Faierstein, diretor da Infraero, para assumir a chefia. Mariana Olivieri Caixeta Altoé também foi substituída por Rui Chagas Mesquita.