“É uma decisão soberana de um país, mas não significa que necessariamente o acordo não possa encontrar uma forma de contornar a ausência desse país”, disse
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, comentou nesta terça-feira (21) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país do Acordo de Paris. Lago afirmou que a medida trará “impacto significativo” na preparação da conferência, que será realizada no Brasil.
“Estamos todos ainda analisando as decisões do presidente Trump, mas não há a menor dúvida que terá um impacto significativo na preparação da COP e na maneira como nós vamos ter que lidar com o fato de que um país tão importante está se desligando desse processo”, disse em entrevistas a jornalistas.
Apesar do anúncio de Trump, Lago frisou que a decisão não inviabiliza o diálogo com os Estados Unidos, que ainda permanecem na Convenção do Clima.
“É uma decisão soberana de um país, de sair de um acordo, mas isso não quer dizer que necessariamente esse acordo não possa encontrar uma forma de contornar a ausência desse país”, afirmou.