O ministro do STF Gilmar Mendes pode determinar que Deltan Dallagnol seja julgado pelo Conselho Nacional do Ministério Público na próxima terça-feira (8). O CNMP tinha decidido arquivar o processo que tramitava no órgão contra o procurador a pedido da defesa do ex-presidente Lula
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes pode determinar que Deltan Dallagnol seja julgado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na próxima terça-feira (8) mesmo após o procurador ser afastado da Operação Lava Jato. A informação foi publicada pela coluna de Mônica Bergamo. As ações contra Dallagnol haviam sido suspensas por determinação do ministro do STF Celso de Mello, que se licenciou do cargo posteriormente.
O CNMP arquivou no mês passado o processo que tramitava no órgão a pedido da defesa de Lula. Advogados do ex-presidente queriam punição administrativa ao procurador pela apresentação do PowerPoint feita em 2016 para explicar a denúncia apresentada pelo Ministério Público sobre o triplex do Guarujá (SP).
As críticas à conduta do procurador na Lava Jato aumentaram a partir de junho do ano passado, quando passaram a ser divulgadas irregularidades na operação em reportagens do Intercept Brasil, conhecidas como Vaza Jato. https://43d05c1eeb96512a59bfeeed03e39080.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
De acordo com uma das publicações, Dallagnol duvidava da existência de provas contra Lula no processo do triplex no Guarujá (SP). Mesmo assim a denúncia foi apresentada. O ex-presidente, no entanto, nunca dormiu nem tinha a chave do apartamento.
Fonte: Brasil 247