A eleição suplementar para a Prefeitura de Sidrolândia conta com comparecimento recorde de mesários, todos imunizados com, pelo menos, a primeira dose de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19). Segundo informações do Cartório da 31ª Zona Eleitoral, é a primeira vez que todas as seções eleitorais do município contam com 4 mesários, quadro 100% completo.
Houve a convocação de apenas 6 reservas para atuarem nas 121 zonas eleitorais, espalhadas por 20 locais de votação. São 396 mesários, além de cerca de 50 fiscais externos e de policiais para auxiliarem nos trabalhos. “Está surpreendendo a gente, superando as expectativas”, disse João Severiano, chefe do Cartório Eleitoral. “Estou na Justiça Eleitoral faz 20 anos e nunca vi isso acontecer”.
Diante do contato entre as equipes eleitorais e os votantes, a estratégia foi imunizar todos os envolvidos ao menos com a primeira dose de vacina contra o coronavírus. Mil doses foram disponibilizadas a todos os envolvidos desde a publicação de decreto do Governo do Estado, em 28 de maio, que considerou a atividade dos mesários como essencial. “A gente teve poucos pedidos de dispensa”, detalhou o chefe do cartório.
Segurança
Conforme o cartório eleitoral, até o momento não foi registrada nenhuma prisão nem intercorrência em nenhum dos pontos de votação. Para a Justiça Eleitoral, a causa é o patrulhamento em toda a cidade, que recebeu reforço de 40 policiais de Campo Grande que se somaram aos 30 de lá, totalizando 70 PMs pelas ruas. Há ainda duas equipes da Polícia Federal, uma em cada aldeia indígena. O GOE (Grupo de Operações e Investigações) da Polícia Civil também presta suporte na cidade.
Até agora, nenhuma das urnas precisou ser substituída. Também não há ‘cadeião’ na cidade e quem for pego fazendo boca-de-urna será levado para a delegacia da Polícia Civil ou para alguma das unidades da PM, conforme quem fizer a prisão. A votação será encerrada às 17h e a previsão é que até às 19h já tenha sido concluída a apuração. A apuração será transmitida em tempo real pela Justiça Eleitoral.
Fonte: midiamax