Reprodução | Uol

Nesta terça-feira (2), duas explosões no centro de Cabul, capital do Afeganistão, deixaram pelo menos 19 mortos. Cerca de 50 pessoas ficaram feridas, segundo um funcionário do Ministério da Saúde do Afeganistão.

As explosões foram seguidas de tiros. Segundo um oficial do Taleban, um ‘terrorista suicida’ iniciou o atentado. Ele teria se explodido na entrada do hospital.

Segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Qari Saeed Khosty, forças de segurança já foram enviadas para a área. Além disso, o grupo italiano de ajuda Emergency, que dirige um hospital para traumas próximo ao local, disse ter recebido nove feridos do atentado.

Até o momento, não houve reivindicação pela responsabilidade dos atos. No entanto, a agência oficial de notícias Bakhtar disse que testemunhas observaram combatentes do Estado Islâmico no hospital confrontando os seguranças.

O mesmo hospital já foi atacado pelo grupo terrorista em 2017, quando pelo menos 100 pessoas morreram. Desde que tomou o poder do Afeganistão, em agosto deste ano, o Taleban afirma ter restaurado a segurança após décadas de guerra.

No entanto, as explosões desta terça-feira (2) apontam o contrário. Além disso, em 15 de outubro, cerca de 47 pessoas morreram e 70 ficaram feridas em um atentado suicida na mesquita de Kandahar.

Em 30 de outubro, combatentes do Taleban mataram dois convidados de um casamento por tocarem música laica.

Fonte: midiamax