Um carro de pista homologado para andar nas ruas. Assim é, literalmente, o Porsche 718 Cayman GT4. Como o 911 GT3 avaliado em nossa edição retrasada, da geração 992, é um modelo “semipista” da marca de Stuttgart, na Alemanha. E, depois de guiá-lo nos 3.493 metros de extensão do autódromo Velo Città (leia aqui), agora mostramos como é a convivência a bordo de um esportivo preparado para encarar track days.
O visual de carro de corrida é evidenciado pelo kit de carroceria e pela asa regulável montada na traseira, enquanto a carroceria do modelo avaliado veio na cor especial verde Pitão (R$ 21.398). A partida, realizada pela esquerda do painel, em uma tradição vinda das 24 Horas de Le Mans, é acompanhada do ronco grave e embaralhado emitido pelo escape com silenciador único e duas saídas.
Uma vez dentro do Porsche 718 Cayman GT4, o mesmo som ecoa na cabine, e você nem vai desejar ligar o sistema de áudio, pois é melhor curtir cada timbre desta musicalidade. Os bancos concha em fibra de carbono são opcionais (R$ 35.665) e não incomodam no uso diário: seguram magistralmente o corpo, sendo ajustáveis eletricamente apenas em sua altura. O habitáculo minimalista deixa tudo à mão, e a abertura da porta é realizada por meio de uma fita em tecido ao invés de um puxador “convencional”. Tudo para poupar cada grama do peso.+Teste rápido: ao volante do incrível Porsche 718 Cayman GT4
+ Avaliação: novo Audi RS3 Sportback tem tração traseira? Sim e não
+ Avaliação: Audi RS e-tron GT pode soar falso, mas é ridiculamente rápido
+ Avaliação: Audi RS 4 Avant descarrega 450 cv de potência e muito equilíbrio
+ Avaliação: Audi RS 6 Avant, a perua milionária que nos faz perder o juízo
Da pista para as ruas
Pequeno, com 4,456 m de comprimento e 2,484 m de entre-eixos, o Porsche 718 Cayman GT4 é um carro conectado ao motorista, mas que exige prudência quando usado na cidade. Embora a usabilidade típica dos Porsche fique evidente neste exemplar, é preciso atenção às valetas, lombadas e saídas de garagem para não raspar a frente, e olhos atentos também nos buracos e remendos do asfalto, pois as rodas aro 20 usam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com perfis 35 na dianteira e 30 na traseira.
Apesar de voltado principalmente para uso em pistas, o Porsche 718 Cayman GT4 garante certa facilidade de utilização graças às suspensões ativas PASM (sigla para Porsche Active Suspension Management). Elas são do tipo MacPherson e estão 30 mm rebaixadas nesta versão, podendo ser ajustadas manualmente na cambagem, convergência e barra antirrolagem – sendo bem firmes na absorção de irregularidades. Enquanto isso, a direção extremamente comunicativa copia cada milímetro do piso e impressiona pela rapidez ao esterço.
Debaixo do capô, o motor 4.0 seis cilindros boxer (cilindros contrapostos) naturalmente aspirado é casado ao estupendo câmbio PDK (Porsche Doppelkupplung), uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas. São 420 cv a 7.600 rpm e 430 Nm (ou 43,84 kgfm) a 5.500 rpm, entregues sem atrasos, seja em baixas, médias ou altas rotações. À medida que a agulha do conta-giros analógico no centro do quadro de instrumentos sobe, a sonoridade passa de grave a aguda, entre 4.000 e 4.500 rpm, oferecendo um comportamento progressivo e até permitindo andar tranquilamente pela cidade.
Ao cravar o pé no pedal do acelerador, o Porsche 718 Cayman GT4 mostra à que veio, com uma personalidade bruta. O propulsor é compartilhado com o 911 Carrera e também usado no 718 Spyder, mas aqui tem maior diâmetro e curso (102 mm x 81,5 mm), bielas mais largas, bronzinas superdimensionadas, injetores Piezo (para melhor atomização do combustível) e virabrequim forjado. Frente ao Cayman GT4 anterior, são 35 cv extras, com a downforce melhorada em 25%, para manter o esportivo sempre grudado no chão.
Já a caixa PDK parece ler pensamentos, mudando e reduzindo marchas em um piscar de olhos – e, caso você prefira, é possível fazer trocas sequenciais usando as aletas junto ao volante ou a alavanca. Outra função interessante é o punta tacco automático (em carros manuais, essa é uma manobra em que se aciona os pedais do freio e do acelerador ao mesmo tempo, para ganhar tempo no contorno de curvas).
Andando forte, o Porsche 718 Cayman GT4 precisa de bons freios: emprega discos ventilados/perfurados de 380 mm na frente e atrás, com pinças de alumínio de seis e quatro pistões, respectivamente.
Opcionalmente, pode ter discos de carbonocerâmica (R$ 52.703) com generosos 410 mm no eixo dianteiro e 390 mm no traseiro. Eles são 50% mais leves que os comuns, de ferro fundido. No fim, o este GT4 se mostrou encantador. É um esportivo para as pistas, com equilíbrio visceral, graças ao motor central, mas que permite realizar tarefas do dia a dia, como ir ao supermercado – desde que não se exagere nas compras, pois o porta-malas tem capacidade de apenas 275 litros (outros 150 litros na dianteira). É um daqueles carros que, assim que devolvemos, já deixa saudade.
Achou pouco? Sempre dá para melhorar
O que já é ótimo pode ficar ainda melhor – e leva o nome de Porsche 718 Cayman GT4 RS. Ele utiliza o motor do 911 (992) GT3, capaz de descarregar 500 cv de potência e 450 Nm, e ainda é 35 kg mais leve. Deste modo, acelera de 0-100 km/h em 3,4 segundos e crava 315 km/h de máxima. Não por acaso, segundo o fabricante, o tempo de volta no traçado mais curto de Nürburgring, na Alemanha, foi de 7min4s511” – ou 23 segundos a menos que com o 718 Cayman GT4!
Porsche 718 Cayman GT4
Preço básico R$ 705.000
Carro avaliado R$ 814.766
Motor: seis cilindros boxer 4.0, 24V, injeção direta, coletor de admissão variável, cárter seco, eixo de comando variável Variocam, sistema de exaustão esportivo
Cilindrada: 3995 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 420 cv a 7.600 rpm
Torque: 430 Nm a 5.500 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensões: Macpherson (d/t)
Freios: discos ventilados e perfurados (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,456 m (c), 1,801 m (l), 1,269 m (a)
Entre-eixos: 2,484 m
Pneus: 245/35 ZR20 (d) e 295/30 ZR20 (t)
Porta-malas: 275 litros (dianteiro: 150 litros)
Tanque: 64 litros
Peso: 1.450 kg
0-100 km/h: 3s9
Velocidade máxima: 302 km/h
Consumo cidade: 9,1 km/l
Consumo estrada: 12,2 km/l
Emissão de CO2: 133g/km
Consumo nota: C
Nota do Inmetro: C*
Classificação na categoria: C (Esportivo)*
MAIS NA MOTORSHOW:
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Mercedes de Hitler é pivô de grande polêmica
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ CNH vencida: veja o grupo que precisa renovar o documento em janeiro
+ Avaliação: Honda City 2022 quer ser novo Civic, mas não é
+ IPVA SP: vencimento da 2ª parcela com desconto começa na próxima semana; veja quando
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Avaliação: Honda CR-V agrada aos fãs, mas vale a pena?
+ Avaliação: Renault Duster e o motor 1.3 turbo que muda tudo
+ Cargueiro que levava carros de luxo afundou na costa de Portugal
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross