O projeto, que amplia o atendimento de atenção integral à mulher pelo SUS (Sistema Único de Saúde), foi aprovado pelos senadores. A proposta trata da prevenção e tratamento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal.
Com a aprovação, o projeto de lei nº 6.554/2019 segue para sanção da Presidência da República. Os senadores de Mato Grosso do Sul — Simone Tebet (MDB), Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (União Brasil) — votaram favoráveis ao projeto na sessão de terça-feira (29).
Este projeto é da Câmara dos Deputados, que substitui o projeto de lei nº 374/2014, de autoria da ex-senadora Vanessa Grazziotin (AM). Na Câmara a proposta da ex-senadora foi apensada a doze outras propostas e sofreu várias alterações.
Segundo a Agência do Senado, a principal mudança feita pelos deputados federais foi a inclusão do câncer colorretal nas doenças com prevenção prevista na Lei 11.664/2008 — que já incluía cânceres do colo uterino e de mama. No Senado, as alterações se limitaram apenas à redação.