O Diário do Povo, veículo do governante Partido Comunista da China, publica em sua edição na internet artigo explicitando a posição de apoio da nação asiática à Organização Mundial de Saúde (OMS)

(Foto: Reuters)

” ‘A China apoia a Organização Mundial de Saúde no desempenho de um papel de liderança, formulação de medidas científicas de controle e prevenção, e tentativa de conter a propagação transfronteiriça da epidemia’. Estas foram as palavras do presidente Xi Jinping durante uma recente cúpula dos líderes do G20 para debater a pandemia do novo coronavírus. O mundo testemunhou o papel da China durante um momento crítico no apoio global à contenção da epidemia”, escreve o articulista He Yin no Diário do Povo  

O lado chinês recomenda que o G20: dependa da OMS para reforçar a partilha de informações sobre o vírus; promova de diretrizes para controlar a evolução da epidemia, desempenhe a sua função de comunicação e coordenação; reforce o diálogo e os intercâmbios e recomende que a segurança pública global tenha o devido reconhecimento em encontros de alto nível. Estas propostas que enfatizam a cooperação multilateral podem refletir um elevado reflexo na coordenação internacional para combater a atual situação de pandemia.

A OMS é a agência especializada das Nações Unidas responsável pelos assuntos de saúde. Tem uma importante missão na deteção precoce e em avisar atempadamente sobre a existência de doenças infecciosas, bem como na coordenação, prevenção e controle destas, partilha de diagnósticos, métodos de tratamento e garantia de assistência internacional.

Fonte: Brasil 247