Startup Venus Aerospace diz que a aeronave será capaz de alcançar 7.400 km por hora, o equivalente a 6 vezes a velocidade do som
Um avião hipersônico que promete realizar uma viagem de Londres (Inglaterra) a Pequim (China) em 1 hora iniciará seus testes em 2025. O projeto é da startup norte-americana Venus Aerospace. A companhia também pretende fazer o trajeto de Nova York (Estados Unidos) a Roma (Itália) em 55 minutos.
O avião da Venus –chamado VDR2 (sigla para Venus Detonation Ramjet 2000 lb Thrust Engine) – será capaz de viajar a 7.400 km por hora, o equivalente a 6 vezes a velocidade do som. Além da alta velocidade, a aeronave realizará seus voos a uma altitude de 30 km do solo, cerca de 3 vezes a altura dos aviões comerciais normais.
Segundo a companhia, o diferencial do VDR2 ante outros modelos de aviões hipersônicos é que o avião depende de um único motor para decolagem e para atingir uma alta velocidade. Outros modelos de aviões hipersônicos dependem de mais de 1 motor para alcançar a velocidade prometida.
A Venus também diz que o avião não depende de operações e peças complexas para decolar e completar um voo. No site, é exibida uma mensagem que diz que a tecnologia da companhia é capaz de revolucionar a aviação comercial, militar e até mesmo no desenvolvimento de drones de alta velocidade. A página lista mais de 15 empresas como investidores.
A empresa não é pioneira quando se trata de aviões hipersônicos, mas esse é um segmento de mercado difícil de ganhar escala na aviação comercial por causa do alto custo com combustíveis e com a produção do avião.
O exemplo mais famoso de avião de alta velocidade na aviação comercial é o Concorde. A aeronave, que chegou a realizar voos para o Rio, permaneceu na ativa por cerca de 20 anos, mas sua operação foi descontinuada em 2003. Isso porque o custo de uma viagem era altíssimo em função do alto custo de produção, peças e eficiência energética.
A Venus aposta em equipamentos mais modernos para viabilizar o avião hipersônico na aviação comercial. Ainda não existe uma projeção de quando a aeronave poderá operar. O VDR2 promete alcança uma velocidade mais de 3 vezes superior ao do Concorde.