Lançado em 1998, longa recebeu 7 indicações ao Oscar, virou favorito de Martin Scorsese e tem no elenco nomes como Jared Leto, George Clooney e Sean Penn.

Além da Linha Vermelha (1998) marcou o retorno de Terrence Malick ao cinema após 20 anos afastado. Seu último longa-metragem, Cinzas no Paraíso, datava de 1978. Neste novo filme, ele adapta brilhantemente o romance autobiográfico de James Jones (1962), centrado no conflito de Guadalcanal durante a Segunda Guerra Mundial. Há rumores de que o corte bruto levou 7 meses para ser concluído e teve 5 horas de duração. O resultado final, em todo caso poeticamente sangrento, ainda assombra quem o viu e definitivamente merece uma chance dos que não viram.

Em 1942, durante a Guerra do Pacífico, um fugitivo do exército americano vive em paz com os habitantes de uma pequena ilha no Pacífico Sul, mas é descoberto por seu comandante e forçado a retornar ao serviço para a Batalha de Guadalcanal. Quando sua unidade pousa na ilha, os soldados inicialmente não encontram resistência, até que começam a se embrenhar no interior. Um terror inimaginável os aguarda ali – e vai selar o destino deles.

Como Malick sempre demonstrou em sua filmografia, ele está interessado no quadro geral e nas grandes questões. Assim, em Além da Linha Vermelha, fundem-se reflexões sobre a vida, a morte, o amor e a guerra, perfeitamente tecidas em meio a cenas violentas. O filme então explora a intimidade dos homens por intermédio de monólogos interiores em voz off.


20th Century Fox
Cena de Além da Linha Vermelha.

“A guerra é um inferno”: Malick é inabalável em sua mensagem e nos torna testemunhas indefesas da perda da inocência e do brilho nos olhos dos jovens no local da batalha. Já foi feito antes, mas o que diferencia sua obra é que ele não toma partido e apresenta sua visão além do conflito. O diretor realmente contrasta belas fotos da vida selvagem do Pacífico Sul e dos povos indígenas da Melanésia com a devastação do conflito.

É, portanto, gritante a disparidade entre o encanto da região e a feiúra dos humanos destruindo a ilha com balas e explosões. Ainda assim, na luz dourada característica dos projetos de Malick, há esperança. E a vida continua em meio aos horrores.

Este filme de guerra angustiante da década de 1990 é imperdível se você gostou de Nada de Novo no Front

Mais do que um filme de guerra, Além da Linha Vermelha é uma experiência profunda e meditativa, conduzida por uma série de atores renomados: Jim Caviezel, Sean Penn, Adrien Brody, George Clooney, John Cusack, Woody Harrelson, Jared Leto, Nick Nolte, John C. Reilly e John Travolta. Um elenco enorme para uma produção que traz os grandes questionamentos que Malick tanto gosta de fazer ao seu público, convencendo com emoção e beleza – e com lágrimas nos olhos, sem dúvida.

Desse modo, não é de se estranhar que tenha obtido uma pontuação de 4/5 dos espectadores do AdoroCinema, e que Martin Scorsese o tenha classificado como seu segundo filme favorito da década de 1990, e que tenha recebido 7 indicações ao Oscar e levado o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Além da Linha Vermelha está disponível no catálogo do Star+.